Pílulas da obra "O valor de cada um".
- Márcia Montenegro
- 18 de fev. de 2020
- 1 min de leitura
Aqui uma degustação do livro infantojuvenil que vem conquistando crianças, jovens e adultos.
"Todos os pensamentos, ações e operações matemáticas de cada súdito eram rigorosamente controladas pelo grande imperador, de tal modo que nenhum cálculo poderia ultrapassar as suas nove unidades. 5 + 5? Igual a 9. 7+3? Igual 9. E tente só adivinhar o resultado de 8 + 4? Exatamente, 9! Nada, absolutamente nada, poderia superar a sua grandeza. Ele mantinha-se como um sol abrasador, brilhando suntuoso e tirânico no céu daquela cidade, ofuscando a visão dos seus moradores.
Dizem que foi em um dia frio e nublado que ele teve a ideia de mandar pintar as três regras no grande muro que cercava a cidade, e o que se lia era mais ou menos assim:
Artigo 1o – TER é PODER;
Artigo 2o – Os números devem viver SEPARADOS;
Artigo 3o - Um número sem unidades NÃO pertence ao grande Sistema Numérico.
- Eu sou um número ímpar! O maior e o mais importante! - o vaidoso imperador declarava, em alto e bom som, para quem quer que encontrasse em seu caminho e principalmente para si mesmo quando estava sozinho, o que quase sempre ocorria.
A cada manhã os moradores da cidade se reuniam em frente ao portal e liam, devagar e compassado, uma a uma, as três regras. Depois se curvavam e obedeciam, sem refletir muito a respeito, afinal, havia uma certa lógica naquilo tudo e a lógica jamais falhava, diziam, à distância, uns para os outros.


Comments